D. ANTÓNIO BARROSO, MODELO DE MISSIONÁRIOS

NO ÂMBITO DAS CELEBRAÇÕES DO CENTENÁRIO DA MORTE DO BISPO MISSIONÁRIO NATURAL DA FREGUESIA DE REMELHE, A CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS PRESTOU HOMENAGEM AOS MISSIONÁRIOS NATURAIS DO CONCELHO

read more…

Sessão solene no 162º aniversário do seu nacimento

 

eventos

homenagem-novembro067 romagem-novembro065 homenagem-novembro066

 

 

Lançamento do livro “D. António Barroso fala nos seus monumentos”

livro_barroso_monumentosRealizou-se no dia 11/12/2011 na igreja de Remelhe o lançamento do livro “D. António Barroso fala nos seus monumentos”, da autoria do historiador Padre José Adílio Barbosa de Macedo. Presidiu à sessão o Senhor D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, lançando uma visão bem vincada sobre a verticalidade de D. António que resumiu na expressão: de joelhos perante Deus, de pé diante dos homens. A obra de investigação do padre Adílio Macedo, apresentada pelo padre jesuíta António  Trigueiros, natural de Remelhe, é uma visão complementar da vida e do ambiente em que nasceu, viveu e foi memorizado o remelhense e bispo do Porto D. António Barroso.

José Ribeiro Fernandes

Já abriu o Centro Social de Remelhe «D. António Barroso»

centro-socialO boletim paroquial de Barcelos, n.º 52, dirigido por Mons. Abílio Cardoso, informa: “Abriu já as suas portas com valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, encontrando-se abertas as inscrições”.

O secretário e biógrafo de D. António Barroso, padre Sebastião Braz, escreveu que, durante o seu exílio em Remelhe, o Bispo, que o povo apelidava de Santo, esforçava-se por desenvolver entre os conterrâneos o espírito associativo. Este Centro foi construído por iniciativa de pessoas da sua terra, para apoio a carenciados. É certamente do seu agrado.

A.G.A.

A Diocese do Porto celebra a Memória do “Bispo Santo”

2 DE SETEMBRO DE 2012 – ROMAGEM À TERRA DE D. ANTÓNIO BARROSO

«Aqui há santidade». Estas palavras de D. Manuel Clemente, ditas no ano passado na igreja paroquial de Remelhe, incentivaram a Fundação Voz Portucalense a organizar uma romagem àquela freguesia, no próximo dia 2 de Setembro, para celebrar a memória do grande missionário e insigne bispo do Porto, António Barroso, e recordar o 94.º aniversário da sua morte.

Na mesma data,o núcleo de Barcelos do Grupo dos Amigos de  D. António Barroso efectuará a sua romagem anual a pé, com partida junto à estação ferroviária, pelas 8h00 da manhã, encontrando-se todos em Remelhe, pelas 10h30, para uma celebração em conjunto com os que partirão do Porto, em transporte próprio ou de autocarro. A partida do autocarro efectuar-se-á pelas 9h00, junto da Câmara do Porto, do lado do edifício dos Correios.

O semanário Voz Portucalense escreve que será «uma jornada de gratidão em que rezaremos pela beatificação daquele que, na voz do povo, foi “o bispo santo”, a quem D. António Ferreira Gomes (fundador do referido semanário) muito admirava e tinha como modelo».

A Eucaristia pela beatificação de D. António Barroso será presidida por D. Pio Alves e cantada pelo Coro Gregoriano do Porto. No final, os “romeiros” deslocar-se-ão à Capela de S. Tiago que, durante vários anos, foi a “Catedral do Porto”, e aí serão evocadas as ordenações sacerdotais realizadas por D. António Barroso, e será descerrada uma lápide comemorativa das primeiras ordenações, por D. Pio Alves. Após almoço livre em Barcelos, a jornada encerrar-se-á pelas 16h00, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira, com canto de Vésperas, pelo Coro Gregoriano do Porto. Estamos todos disponíveis para prestar toda a colaboração possível a esta interessante iniciativa, todos empenhados em tornar a visita agradável e profícua, todos apostados em celebrar da melhor forma a memória de D. António Barroso. Que seja uma jornada inesquecível!

A. Gomes de Araújo

2.ª Caminhada a Remelhe

2-caminhadaOrganizada pelo núcleo de Barcelos dos Amigos de D. António Barroso, realizou-se no passado dia 20 de Maio a 2.ª Caminhada a Remelhe, terra de D. António Barroso, que reuniu algumas dezenas de ca-minheiros. Após uma visita à capela-jazigo, depositaram uma coroa de flores no monumento a  D. António Barroso.

José Ribeiro Fernandes

 

Homenagem a D. António Barroso em Cernache do Bonjardim

seminario_missoes

Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim

11 DE NOVEMBRO DE 2012

PROGRAMA:11.00 h. Missa dominical presidida por D. Augusto César Ferreira da Silva, antigo Bispo de Moçambique, como D. António  Barroso, com transmissão televisiva pela TVI.

I4.30 h. Sessão cultural: D. António Barroso e seu processo de Beatificação , conferência  pelo  Dr. Amadeu Gomes de Araújo, Vice-postulador da Causa da Beatificação, e seu biógrafo.

 Actuação Musical,  pelo Grupo  Coral de Proença-a-Nova, que  estará também presente na Missa da manhã.

O Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, onde D. António Barroso se formou missionário, conjuntamente com o Grupo dos Amigos de D. António Barroso, e com apoio da autarquia local, promove no Domingo, 11 de Novembro deste ano, uma homenagem a D. ANTÓNIO BARROSO

 

grupocoralproencanova

Grupo coral de Proença-a-Nova

 

 

Primeira caminhada “De Barcelos à terra de D. António Barroso”

1caminhadaAMIGOS DE D. ANTÓNIO EM ACÇÃO

Numa iniciativa do Grupo de Amigos de D. António Barroso, realizou-se no passado dia 8 de Maio a primeira caminhada “De Barcelos à terra de D. António Barroso”.Com a colaboração das juntas de freguesia de Remelhe, Barcelos e Arcozelo, cerca de uma centena de pessoas reuniram-se na parada do quartel dos Bombeiros de Barcelos, onde foi efectua-do o aquecimento inicial pelo técnico do Projecto Barcelos Saudável (E.M.D.B.), caminhando-se então até Remelhe. Aqui chegados, foram recebidos pelas crianças que ofereceram as flores com que os caminheiros homenagearam o Santo Bispo. Seguiu-se a missa dominical. Segundo a organização, esta caminhada foi um ensaio para a grande romagem a realizar no dia 4 de Setembro, e a primeira de muitas que se seguirão. É assim, um modo de abrir a outros segmentos do povo crente a devoção a D. António Barroso. Uma palavra de agradecimento à colaboração da P.S.P., G.N.R., Clube Moto–Galos e Bombeiros de Barcelos pela colaboração prestada.

 José Ribeiro Fernandes