Como bem recordamos, no ano passado ocorreu o centenário da morte de D. António Barroso, declarado Venerável por Decreto de 16 de Maio de 2017. Neste contexto, a Postulação da Causa da Canonização de D. António Barroso e a Associação dos Amigos de D. António Barroso entenderam aproveitar a efeméride para prestar pública homenagem ao insigne bispo missionário e para celebrar a memória de todos os missionários formados, como ele, no Colégio das Missões Ultramarinas, localizado em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã.

D. António Barroso o missionário da Cruz e da Enxada
Estátua em gesso (ainda sem cruz  nem enxada…) na fundição de V. N. Gaia, à espera do bronze… Será um elemento preponderante no monumento que está a ser construído para homenagear a missionação portuguesa

Como já informámos nos números anteriores deste Boletim, a homenagem constará de um monumento a erguer em frente ao referido Colégio, que também foi conhecido como Real Colégio das Missões, e incluirá, além de uma estátua do homenageado, um elenco dos nomes dos 320 missionários que foram ali formados e que prestaram serviço nas Missões do Padroado Português. Alguns deles por lá morreram e lá jazem. Heróis anónimos. Como forma de celebrar a sua dedicação à causa missionária, todos terão os seus nomes gravados em bronze sobre mármore. (Ver www.domantoniobarroso.pt).

A Conferência Episcopal Portuguesa apoiou a iniciativa desde a primeira hora e estará na inauguração que ocorrerá pelas 16:30 do dia 20 de Outubro p.f., data do encerramento do Ano Missionário, e Dia Mundial das Missões. Com D. Manuel Clemente, que presidirá, estarão presentes todos os bispos portugueses e alguns dos mais altos representantes da nação. Assim esperamos.

Iniciámos os trabalhos de construção, orçamentados em cerca de €100.000 (cem mil Euros), mas, apesar de termos recebido ajudas significativas da Conferência Episcopal Portuguesa e da Confederação dos Institutos Religiosos de Portugal, não dispomos ainda de meios que nos permitam concluir o projecto. E assim tomamos a liberdade de recorrer à generosidade de todos os amigos, admiradores ou devotos de D. António Barroso e a todos os que, nos anos da sua juventude frequentaram aquele benemérito Seminário das Missões, solicitando-lhes algum apoio financeiro.

Para a recolha das ajudas que temos recebido de algumas entidades públicas e privadas, solicitámos à Sociedade Missionária da Boa Nova a abertura de uma conta, junto da Caixa Geral de Depósitos, e que tem as seguintes referências:

Titular: MISSIONARIOS CERNACHE B JARDIM

Conta:   PT50003503260000656883019

A Sociedade Missionária da Boa Nova enviará recibo para efeitos fiscais a quantos enviem donativos. Obrigado. Amadeu Gomes de Araújo (Vice-Postulador)

Print Friendly, PDF & Email