Em 31 de Agosto do ano passado celebrámos o centenário da morte de D. António Barroso, declarado Venerável por Decreto de 16 de Maio de 2017. A Postulação da Causa da Canonização de D. António Barroso e a Associação dos Amigos de D. António Barroso entenderam aproveitar a efeméride para prestar pública homenagem ao insigne bispo missionário e para celebrar a memória de todos os missionários formados, como ele, no Colégio das Missões Ultramarinas, localizado em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã. A homenagem constará de um monumento a erguer em frente ao referido Colégio, que também foi conhecido como Real Colégio das Missões.
Além de uma estátua do homenageado, incluirá um elenco dos nomes dos 320 missionários que foram formados na mesma Casa e que, como ele, prestaram serviço nas Missões do Padroado Português. Alguns deles por lá morreram e lá jazem. Heróis anónimos. Como forma de celebrar a sua dedicação à causa missionária, todos terão os seus nomes gravados em bronze sobre mármore. (Ver www.domantoniobarroso.pt).
A Conferência Episcopal Portuguesa apoiou a iniciativa desde a primeira hora e estará presente na inauguração que ocorrerá pelas 16:00 do dia 20 de Outubro do corrente ano de 2019, data do Encerramento
do Ano Missionário e Dia Mundial das Missões.